5 Passos para tomar seu café sem açúcar

5 Passos para tomar seu café sem açúcar

É difícil imaginar a vida sem a doçura do açúcar, não é mesmo?

Além de ser um alimento super engordativo, o açúcar é altamente viciante, por isso é tão difícil deixá-lo de fora da nossa dieta.

O vício em açúcar segue esse ciclo:

  1. Você consome o açúcar – você gosta e fica com desejo;
  2. O nível de açúcar no sangue sobe – a dopamina (neurotransmissor do prazer) é liberada no cérebro e insulina em massa é secretada para baixar os níveis de açúcar no sangue;
  3. O nível de açúcar no sangue cai rapidamente – altos níveis de insulina causam armazenamento imediato de gordura e o corpo anseia pelo açúcar “perdido”;
  4. Fome e desejo – o nível baixo de açúcar no sangue aumenta nosso apetite e desejo por mais açúcar e assim o ciclo recomeça.

Tendo isso em mente, que tal reduzir o consumo de açúcar começando pelo seu café?

Listamos aqui 5 passos para te ajudar a cortar o açúcar do café.

1 Diminuir a quantidade de açúcar pela metade

Primeiro, diminua pela metade a quantidade de açúcar que você coloca no seu café e mantenha essa medida por um período de tempo, até você ficar acostumado com o sabor.

É mais tirar o açúcar aos poucos ao invés de ser muito radical, pense no seu poder viciante.

2 Incremente o seu café

Substitua o açúcar por outros ingredientes para experimentar o café de um jeito diferente, por exemplo:

  • canela em pó – você pode colocar no café gelado ou na bebida quente que vai combinar de qualquer jeito e ainda acelera o metabolismo;
  • cacau em pó – também funciona perfeitamente com o café, deixando um sabor mais marcante e levemente amargo, mas opte por ingredientes de qualidade;
  • cardamomo – coloque um grão de cardamomo junto com o café em pó no filtro e prepare normalmente, o sabor ficará levemente picante e a bebida bem aromática.

3 Consuma bons cafés

Esse é o passo mais importante para você que quer parar de adoçar o café com açúcar.

Consuma cafés de qualidade!

Se você coloca açúcar por que acha o café muito amargo, saiba que você está consumindo um café de qualidade inferior, com alta incidência de defeitos. Para disfarçar esses defeitos, a torra do café acaba sendo bastante escura e o resultado na xícara é um café bem escuro e amargo, daí nosso costume de tomar “café forte”.

Agora, se você provar um café especial, de alta qualidade, verá que existe um outro mundo de cafés que você desconhecia.

É possível apreciar o café pelo seu sabor e aroma naturais, sem adição de nada, que podem ser doces como chocolate e caramelo, frutados e herbais. Mas como isso?

Podemos fazer uma analogia com o vinho, pois o café também pode ser apreciado por suas características sensoriais e não apenas pela cafeína. Dependendo da região de cultivo, do cuidado pós-colheita e da torra, você tem cafés diferentes e deliciosos.

Saiba a diferença entre café tradicional, gourmet e especial.

4 Experimente métodos de preparo diferentes

Se você não consegue tomar um café espresso sem açúcar, tente outra forma de preparo, como o coado, onde o café fica mais suave. Ou se você já consome coado, tente fazer o café na prensa francesa, por exemplo.

Existem diversos métodos de preparo do café, como: coador de pano, cafeteira italiana, Hario V60, Clever Dripper, Chemex, Aeropress, Kalita, Pressca. Prove métodos diferentes e encontro o seu preferido que realce a doçura natural do café.

5 Pense nos benefícios para sua saúde

Consumir café já traz vários benefícios à sua saúde, sem açúcar então, seu corpo irá agradecer!

O principal segredo é que o café possui uma enorme quantidade de polifenóis antioxidantes, chamados ácidos clorogênicos (que também ajuda na perda de peso).

Veja aqui alguns benefícios do café:

  • Evita câncer
  • Alivia o stress
  • Rejuvenesce
  • Estimula a digestão
  • Ajuda na redução da glicose e insulina
  • Tem efeito positivo contra a depressão
  • Ajuda a emagrecer