Afinal, como acertar na harmonização de café e chocolate?

Afinal, como acertar na harmonização de café e chocolate?

Deixando o aspecto gourmet de lado, todo mundo tem suas preferências quando o assunto é harmonizar o cafezinho de todo dia: um pão de queijo quentinho, uma fatia de bolo de fubá recém-saído do forno, um pãozinho caseiro coberto com manteiga ou até mesmo um pedaço de queijo.

Mas existem combinações tão perfeitas que surpreendem os paladares mais exigentes e que podem render resultados deliciosos. É o caso, por exemplo, da harmonização de café e chocolate. Ficou interessado no assunto? Continue a leitura do post para conferir!

Café e chocolate: a mistura perfeita?

Ainda que a doçura do chocolate contraste com o amargor e a acidez do café, a verdade é que esses dois combinam muito bem. Prova disso é o tradicional cappuccino, que surgiu como uma bebida à base de café e leite, mas só depois da adição do chocolate se tornou conhecida mundialmente. E quem nunca acompanhou um pedaço de bolo de chocolate com uma xícara de café fresquinho?

No entanto, para harmonizar corretamente os ingredientes, é preciso entender como eles se complementam e escolher o par certo para cada tipo da bebida. É fundamental equilibrar os sabores para que um deles não se sobressaia e para não saturar o paladar.

Como combinar café e chocolate?

Se você quer impressionar os amigos, surpreender a família ou simplesmente experimentar essa combinação deliciosa, confira algumas maneiras de harmonizar café e chocolate sem errar:

Espresso e chocolate aromatizado com baunilha

O sabor forte e marcante do espresso, em especial o de torra mais escura, contrasta muito bem com a doçura do chocolate e a leveza da baunilha.

Cappuccino e trufas de chocolate

Cremoso e levemente adocicado, o cappuccino pode ser harmonizado com todos os tipos de bombons trufados.

Frapê de café e chocolate branco

O frapê é uma bebida cremosa e adocicada, com um amargor suave ao final, podendo ser combinada com chocolates mais doces, como o branco.

Café de torra clara e chocolate amargo

O chocolate com alta concentração de cacau oferece o equilíbrio perfeito para o sabor de um café de torra mais clara, resultando em uma combinação cremosa e suave.

Chocolate quente e bombom de café

A bebida doce e cremosa se torna ainda mais saborosa quando acompanhada de bombons de café levemente amargos.

Café coado e chocolate com flor de sal

Uma combinação que pode surpreender o paladar é beber o café acompanhado de um pedaço de chocolate ao leite com um toque salgado.

Latte e bombom de caramelo

O espresso com espuma de leite vaporizado é a bebida perfeita para acompanhar bombons recheados de caramelo, doces na medida certa.

Um aspecto que faz a diferença na hora de harmonizar café e chocolate é a forma de degustar os dois ingredientes. Para balancear os sabores e aproveitar ao máximo a combinação, é importante seguir a sequência abaixo:

• tomar um gole da bebida, percebendo seu sabor;
• dar uma mordida no chocolate, combinando os sabores;
• com o chocolate ainda na boca, tomar outro gole de café.

Dessa forma, os sabores são percebidos pelas papilas gustativas e se harmonizam perfeitamente!

E você, já experimentou a combinação de alguns desses ingredientes deliciosos? Para levar a harmonização a outro nível, que tal experimentar algumas receitas com café e chocolate que você pode preparar em casa?