10 utilidades do café que você nem imagina

10 utilidades do café que você nem imagina

1. Eliminar o mau cheiro da geladeira
Frutas passadas e restos de comida ou leite podem deixar a geladeira com odor desagradável. Para acabar com isso, encha um copo com grãos de café frescos e deixe-o lá dentro. A borra também pode ser utilizada para este fim: basta deixá-la secar – até que vire pó novamente – e colocá-la em um copo ou recipiente aberto. Recomenda-se que tanto os grãos como a borra fiquem na porta da geladeira, local onde o ar circula melhor.

2. Eliminar o mau cheiro das mãos
Alho, cebola, coentro, peixe e carne são exemplos de ingredientes que, ao serem manuseados, deixam forte odor nas mãos. Para resolver isso, esfregue grãos de café com água morna. Em seguida, lave as mãos novamente com sabonete neutro.

3. Limpar sujeiras difíceis
O preparo do almoço deixou o fogão, a pia e muitas panelas sujas? A borra de café é uma superaliada na limpeza pesada. Em uma esponja umedecida com água e detergente, acrescente uma pequena quantidade da borra. Esfregue bem e, depois, enxague. As manchas e gorduras sairão com facilidade.

4. Auxiliar na limpeza da lareira
Só de pensar na poeira que a lenha produz após o uso você já desiste de acender a lareira? Jogar grãos de café úmidos nas cinzas pode facilitar a limpeza do local. Isso acontece porque as partículas das cinzas vão se juntar aos grãos úmidos. Assim, na hora da limpeza, a poeira não se espalhará por toda a lareira. 

5. Esconder riscos e arranhões em móveis
Riscos e arranhões de móveis de madeira escura podem ser disfarçados com a aplicação de uma mistura de água quente e borra de café. Use um pincel fino ou um cotonete para a aplicação. Caso a madeira seja muito escura, recomenda-se a aplicação direta da borra de café.

6. Acabar com o mau cheiro dos ralos
Se você tem em casa um ralo ou dreno de pia que esteja com cheiro ruim, misture uma pequena quantidade de borra de café com água quente e despeje, ao menos uma vez na semana, o conteúdo nestes locais. Atente-se à quantidade da borra para que não haja o entupimento dos tubos.

7. Ajudar na fertilização das plantas
Apenas 100 gramas de borra de café, quando misturadas a um litro de água, viram um fertilizante suave e poderoso para plantas. Só não é aconselhável aplicar uma grande quantidade da borra diretamente no solo – sem estar diluída – já que o café pode sugar todo o nitrogênio da planta.

8. Atrair minhocas para o jardim
Espalhar grãos de café torrados pelo jardim é um bom jeito de atrair minhocas, fundamentais no arejamento da terra e na melhora da absorção da água do solo.

9. Espantar pragas e formigas
O café pode ser um bom repelente de larvas e outros insetos prejudiciais ao jardim. Polvilhe uma pequena quantidade de borra seca somente nas folhagens e na base das plantas. Em relação às formigas que surgem no interior da casa, a recomendação é preencher com a borra de café úmida os cantinhos ou espaços por onde elas saem.

10.  Ensinar os gatos a usarem a caixa de areia
Se o seu felino ou o da casa vizinho ainda não aprendeu que o lugar certo para o xixi e o cocô é a caixa de areia, a dica é espalhar grãos de café torrado no local em que ele mais costuma fazer suas necessidades.