Efeitos do café na digestão

Efeitos do café na digestão

O eterno debate sobre os benefícios e prejuízos que a ingestão de café tem para o corpo humano é ouvido constantemente. A cada certo tempo, um novo estudo é divulgado com informações diferentes às que já eram conhecidas e fica difícil saber em que acreditar.

O café certamente é uma bebida que faz parte da rotina de muitas pessoas: no café da manhã, após o almoço ou de tarde, o povo brasileiro já tem a costume de consumi-la há gerações. Mas, afinal, ele faz bem ou mal à saúde? Especialistas já descobriram diversas vantagens que vão desde melhorar a memória até prevenir o câncer, mas um benefício que surpreende muitas pessoas é que o café também pode ajudar na digestão.

O café e a digestão

Por muito tempo as palavras “café” e “boa digestão” não eram mencionadas na mesma frase, porém hoje os resultados de pesquisas apontam que elas são o par perfeito. O café facilita a passagem da comida desde o esôfago até o estômago e, ao chegar lá, estimula a secreção de sucos gástricos, o que melhora e agiliza a digestão. Isso significa que nosso organismo não vai precisar de tanta energia para realizar esse processo. Logo, aquela xícara de café após o almoço realmente faz diferença porque contribui para o bem-estar e a saúde do corpo.

A tão popular bebida tem também uma alta concentração de fibras dietéticas, as quais devem fazer parte da dieta de toda pessoa saudável, mas devem ser ingeridas especialmente por aquelas com problemas de constipação, já que são excelentes incentivadoras do movimento intestinal. As fibras são conhecidas também por ajudar na prevenção contra câncer intestinal.

Quem não deve tomar café

Embora a lista dos benefícios do café seja atrativa, nem sempre eles aplicam para todo mundo. Cada organismo é diferente, portanto cada um reage de forma distinta ao café. Para pessoas que padecem das doenças que veremos a seguir, o consumo dessa bebida não é recomendado por médicos porque pode causar efeitos negativos no corpo.

  • Gastrite
  • Hipertensão arterial
  • Sensibilidade à cafeína
  • Refluxo gastroesofágico

É importante lembrar que tomar café em excesso, como toda bebida, é prejudicial à saúde. Sempre consulte o seu médico para obter mais informações.