OS BENEFÍCIOS DO CAFÉ PARA ATIVIDADES FÍSICAS

OS BENEFÍCIOS DO CAFÉ PARA ATIVIDADES FÍSICAS

Mais do que apenas acordar disposto para fazer exercícios, você conhece os benefícios do café para quem faz atividade física?  Essa relação existe graças às propriedades da cafeína e como ela age em nosso organismo. Mas é importante saber como aproveitar essas vantagens para alcançar o efeito desejado. Confira abaixo como tudo isso funciona na prática.

O QUE ACONTECE NO ORGANISMO QUANDO TOMAMOS CAFÉ

Você vai começar a fazer atividade física e aproveita para tomar aquele café para dar uma disposição a mais? Então vamos entender como isso pode realmente ajudar no seu treino.

O café possui diversos benefícios graças a sua riqueza nutricional. A cafeína estimula o sistema nervoso central proporcionando uma maior resposta de endorfinas, tornando o exercício mais prazeroso e aumentando a nossa resistência. Além do mais o café é cheio de antioxidantes que ajudam no combate aos radicais livres que prejudicam o equilíbrio celular.

 Esses são alguns dos benefícios do café para sua saúde:

  • Evita problemas cardíacos;
  • Ajuda na prevenção de diabetes e câncer;
  • Ajuda a melhorar o funcionamento do intestino;
  • Ajuda a fortalecer a memória e a melhorar a concentração;
  • Ajuda no combate à depressão.

Vale lembrar que é importante evitar excessos. Se tem dúvidas a esse respeito, recomendamos conferir o nosso artigo “Qual a dose certa de café por dia?”

TOMAR CAFÉ ANTES DO TREINO

A cafeína age em nosso organismo como uma fonte de estímulo que oferece um pico de “energia”. Uma dose de café também pode ajudar a reduzir as dores musculares pós-exercício em mais de 48%. Mas vale ressaltar que para ter esse efeito a ingestão deve ocorrer, em média, uma hora antes do treino, e de forma moderada.

O recomendado é tomar o café natural para obter todos esses benefícios, os quais não são garantidos no caso de ingestão de outros produtos com concentração de cafeína pura.

Alguns dos benefícios do café para a prática de atividades físicas são:

  • Reduz dores musculares pós treino;
  • Melhora o endurance, reduzindo a percepção de fadiga;
  • Contribui para a queima de gordura;
  • Preserva os músculos, retardando a perda de força causada pelo avanço da idade.

TOMAR CAFÉ REALMENTE EMAGRECE?

A cafeína facilita a lipólise, ou seja, a queima de gordura que a torna um combustível disponível para que seja utilizada durante o exercício. Esse é o fator que torna possível criar a relação de que tomar café ajuda a emagrecer.

UM BOM CAFÉ PARA O PRÉ-TREINO

Tomar o café natural é a melhor forma de absorver todos os benefícios que ele oferece, mas há receitas recentes que ajudam a potencializar esse efeito. O Bulletproof Coffee é uma receita especial que tem ganhado destaque entre atletas de alta performance e entre pessoas que mantêm uma rotina de prática de atividade física. Confira tudo sobre o “Bulletproof Coffee, o café a prova de balas” e aprenda como prepará-lo.

Fonte: http://blog.clubecafe.net.br/os-beneficios-cafe-para-atividades-fisicas/